Correcção da Prova de Avaliação (1.º ano)

[1] Relativamente à prova de avaliação do 3.º período existem dois enunciados distintos, diferindo os mesmo quanto ao primeiro grupo de questões efectuadas sobre uma partitura em anexo. Assim, quanto a prova do enunciado A, temos a seguinte resolução:
1.
A estrutura formal da obra em anexo é a seguinte:
1 a 19 a O magnum mysterium, et admirabile sacramentum Sol [Polifonia Imitativa]
19 a 28 b ut animalia viderent Dominum natum Sol [Homofonia]
28 a 39 c iacentem in praesepio Sol [Polifonia Imitativa]
40 a 48 d1 O beata Virgo, cuius viscera meruerunt Si b [Homofonia]
48 a 53 d2 portare Dominum Iesum Christum Sol [Polifonia Livre]
53 a 67 e1 Alleluia Sol [Homofonia]
67 a 74 e2 Alleluia Sol [Polifonia Imitativa]

2. A secção referida é uma secção composta.

3. O ½ tactus corresponde à semínima.

3. A obra em referência é o motete O Magnum Mysterium de Tomás Luís de Victoria.

Quanto à prova do enunciado B, temos relativamente a este primeiro grupo de questões a seguinte resolução:

1. A estrutura formal da obra em anexo é a seguinte:

1 a 15 A

1 a 6 a Tu es Petrus, et super hanc petram Sol [Homofonia]
7 a 12 a Tu es Petrus, et super hanc petram Sol [Homofonia]
12 a 15 a' et super hanc petram Sol [Homofonia]

15 a 32 B

15 a 20 b aedificabo ecclesiam meam[Homofonia]
20 a 24 b aedificabo ecclesiam meam[Homofonia]
24 a 32 b' aedificabo ecclesiam meam[Polifonia livre]
32 a 40 C

32 a 40 c et portae inferi[Polifonia imitativa]

40 a 51 D

40 e 41 d non praevalebunt[Homofonia]
41 a 43 d non praevalebunt[Homofonia]
43 a 47 d' non praevalebunt adversus eam[Homofonia]
47 a 51 d' non praevalebunt adversus eam[Homofonia]
51 a 84 E

51 a 53 e et tibi dabo[Polifonia imitativa]
53 a 55 e et tibi dabo Sol [Polifonia imitativa]
55 a 59 f claves regni caelorum Sol [Homofonia]
59 a 62 f claves regni caelorum Sol [Homofonia]
62 a 71 e'' et tibi dabo[Polifonia imitativa]
71 a 74 f claves regni caelorum[Homofonia]
74 a 78 f' claves regni caelorum Sol [Homofonia]
78 a 84 f claves regni caelorum Sol [Homofonia]

2. A secção referida é um contraponto duplo.

3. O ½ tactus corresponde à semínima.

3. A obra em referência é o motete Tu es Petrus de Giovanni Pierluigi da Palestrina.


[2] As respostas correctas, em ambos os enunciados A e B, são as seguintes:

  1. (c)
  2. (b)
  3. (d)
  4. (a)
  5. (d)
  6. (d)
  7. (a)
  8. (c)
  9. (d)
  10. (d)
  11. (a)
  12. (c)
  13. (d)
  14. (b)
  15. (a)
  16. (c)
  17. (a)
  18. (d)
  19. (c)
  20. (a)
  21. (b)
  22. (c)
  23. (b)
  24. (b)
  25. (c)
  26. (b)
Obs! A questão n.º 7 deste segundo grupo é aquela que terá o maior índice de dificuldade em todas as vinte e seis questões que compõem este grupo. De facto, a resposta correcta é aquela que afirma que "todos os intervalos maiores do que a terceira maior deverão por regra ser compensados", uma vez que, não sendo esta afirmação a norma em si que define a obrigatoriedade de compensação de tais intervalos melódicos (ver alínea j, página 3, das Normas Gerais de Contraponto), esta é verdadeira face à mesma.