Toccata, Adagio e Fuga BWV 564

Esta é, talvez, uma das mais curiosas composições para órgão de Johann Sebastian Bach, em forma de Concerto Barroco. De facto, para além de termos uma forma em três andamentos -- seguindo de perto o modelo de Abertura Italiana --, a mesmo começa com uma forma de Ritornello (Toccata), evoluindo para um andamento central mais lento, e terminando com uma Fuga pensada entre as tonalidades de Dó maior e de Sol maior: é que no plano tonal desta Fuga, encontramos diversos elementos que, para além de indiciarem um Tema em Sol (e não somente uma Resposta do Tema em Dó), introduzem o uso de outras tonalidades (neste caso, de Mi menor e de Si menor) que apontam indubitavelmente para a importância estrutural da tonalidade de Sol maior quando considerados os respectivos tons próximos utilizados.
De seguida coloco não só a partitura completa desta obra, como também a análise da referida Toccata e Fuga, assim como de dois vídeos nos quais é possível ouvir integralmente a referida obra.