A Prova Global do 1.º ano de ATC vai ser constituída por dois grandes grupos, o primeiro relativo à Música Renascentista do Século XVI (40% da cotação), e o segundo relativo à globalidade da matéria leccionada durante este ano lectivo (60% da cotação). O primeiro grupo será constituído por quatro questões relacionadas com uma partitura quinhentista em anexo, versando as mesmas sobre aspectos como a realização de uma análise formal ou outras questões relacionadas com a obra apresentada ou a época. No estudo para este primeiro grupo é muito importante a leitura, compreensão e assimilação, do texto constante neste blog, intitulado Música Vocal do Século XVI, pois questões haverá que apelam aos conteúdos constantes do referido texto.
O segundo grupo será mais geral e abrangerá toda a matéria do ano. Este será constituído por perto de três dezenas de questões de resposta objectiva (escolha múltipla). Assim, para além de rever as diversas obras analisadas ao longo deste ano -- como, por exemplo, o motete Garrit Gallus/In nova fert/Neuma de Philippe de Vitry, ou a Missa de Notre Dame de Guillaume de Machaut --, é muito importante a leitura, compreensão e assimilação dos seguintes textos constantes deste blog:
O segundo grupo será mais geral e abrangerá toda a matéria do ano. Este será constituído por perto de três dezenas de questões de resposta objectiva (escolha múltipla). Assim, para além de rever as diversas obras analisadas ao longo deste ano -- como, por exemplo, o motete Garrit Gallus/In nova fert/Neuma de Philippe de Vitry, ou a Missa de Notre Dame de Guillaume de Machaut --, é muito importante a leitura, compreensão e assimilação dos seguintes textos constantes deste blog:
Esperando que estas dicas sirvam de ajuda, bom estudo!
P.S.: As questões de resposta objectiva serão cotadas de acordo com a seguinte fórmula: P = A - ( E / ( n - 1 ) ), onde P é a pontuação; A o número de respostas correctas; E o número de respostas erradas; e n o número de alternativas de resposta apresentadas. Para saber mais sobre provas objectivas poderá consultar: Zabalza, M. (1997). Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Rio Tinto: Edições ASA, pp. 248-50.