Relativamente às provas escritas realizadas pelos meus alunos de ATC e TAM entre entre os dias 4 e 7 de dezembro, os elementos estatísticos referentes aos resultados nas mesmas obtidos foram os seguintes:
- ATC I
- Mínimo: 6,6 Valores;
- Máximo: 19,8 Valores;
- Mediana: 14,6 Valores;
- Desvio Padrão: 4,3 Valores.
- ATC II
- Mínimo: 16,2 Valores;
- Máximo: 18,8 Valores;
- Mediana: 17,5 Valores;
- Desvio Padrão: 1,8 Valores.
- TAM Módulo IV A
- Mínimo: 0,7 Valores;
- Máximo: 15,1 Valores;
- Mediana: 10,5 Valores;
- Desvio Padrão: 4,6 Valores.
- TAM Módulo IV B
- Mínimo: 16,4 Valores;
- Máximo: 17,6 Valores;
- Mediana: 17,0 Valores;
- Desvio Padrão: 0,9 Valores.
É de ter em conta que as provas realizadas pelo Módulo IV A de TAM eram idênticas às de ATC I e as realizadas pelo Módulo IV B de TAM eram idênticas às de ATC II. Assim, é possível afirmar, com base nos elementos de análise estatística acima apresentados, que o desempenho dos alunos do Módulo IV A de TAM é bastante inferior ao dos alunos de ATC I, a esmagadora maioria dos mesmos frequentando o curso secundário de música em regime supletivo. Ou seja, os alunos que possuem melhores condições de dedicação exclusiva à escola, e cujo custo anual é superior, têm um desempenho significativamente inferior aos alunos sem dedicação exclusiva à escola e cujo custo anual é inferior. Dá que pensar...!