Elementos para a preparação da prova global em ATC I

Relativamente ao segundo grupo de questões do modelo de prova a realizar na semana de 2 a 6 de junho próximo pelas turmas do 1.º ano de Análise e Técnicas de Composição [ATC] (10.º ano do regime integrado), há que considerar as entradas a seguir discriminadas, as quais contêm a generalidade da informação necessária à resposta, com sucesso, das perguntas objetivas que constituem este segundo grupo da referida prova que vale 60% da cotação total da mesma. É também de salientar que, perto de dois terços das vinte a vinte e cinco questões a efetuar neste segundo grupo, incidem sobre as regras de contraponto rigoroso e a escrita musical no período da contrarreforma católica (século XVI). Eis, então, os referidos elementos para estudo colocados por ordem cronológica ascendente:

  1. Canto Gregoriano: Recursos e Apontamentos, incluindo o texto de apoio publicado nesta entrada do blogue.
  2. Regras para a determinação da dominante principal (DP) e da dominante secundária (DS) [Canto Gregoriano].
  3. Organum: Uma forma de polifonia «primitiva».
  4. Isorritmia em Philippe de Vitry (ca. 1291 -- 1361) e em Guillaume de Machaut (ca. 1300 -- 1377).
  5. Normas de contraponto rigoroso a duas e a três vozes.
  6. Música vocal no século XVI: teoria e prática, com especial relevo para o texto de apoio publicado nesta entrada do blogue.
  7. Regras para a colocação do texto (século XVI).
OBS! Como já anteriormente referido (ver aqui), as respostas erradas às perguntas objetivas efetuadas neste segundo grupo, serão penalizadas através da fórmula P = - [ / ( - 1 ) ]. É de referir que esta metodologia segue o disposto na bibliografia sobre este tipo de provas, nomeadamente em: Zabalza, M. A. (1997). Planificação e desenvolvimento curricular na escola (3.ª edição). Rio Tinto: Edições ASA, pp. 248-50.