Correcção da Prova de Avaliação (2.º ano)

[1] Relativamente à prova de avaliação do 3.º período existem dois enunciados distintos, diferindo os mesmo quanto ao primeiro e terceiro grupo de questões efectuadas. Assim, relativamente ao enunciado A, a análise harmónica do Coral apresentado neste primeiro grupo, é a seguinte:
Lá m: ia Vb ia ia | [Lá m/Dó M] ia/via Va Ia Ia | [Dó M/Lá m] Ia/IIIa ia {IVb7 + Vb7FO} ia | iib7 Va Ia _ | [Lá m/Ré m] Ia/Va Vb/a ia ↓VIa | iib/a Va Ia [Ré m/Dó M] Ia/IIa | Va Vb/a Ia via | iib/a7 Va Ia [Dó M/Lá m] Ia/IIIa | ↓VIa iva Vb ia | IIb7 Va Ia _ ||
Relativamente ao enunciado B, esta mesma análise harmónica passa a ser a seguinte:
Fá M: Ia | Ia Vc7FO Ib Ia | IVa Va Ia Ia | via IVa Ib via7 | Vc7FO Ib [Fá M/Ré m] Va/↓VIIa Vb | ia [Ré m/Fá M] ib/a/vib/a iia via | iib Va Ia :| Ia | [Fá M/Sol m] Vc7FO/via iic7 IIIb IIb9FO | Va Va7 [Sol m/Fá M] ia/iia Ib | IVa Va via Ia | Va _ Ia ||
Observações:
  1. As análises harmónicas aqui apresentadas possuem algumas alternativas pontuais que terão de se considerar também correctas, como é o caso, por exemplo do que acontece no terceiro tempo do terceiro compasso do Coral apresentado no enunciado B, onde se pode analisar quer um acorde de tónica na primeira inversão -- em que o sol na voz de contralto funciona como um retardo que substitui a fundamental deste acorde --, quer um acorde de mediante de sétima no estado fundamental.
  2. Dada a complexidade de alguns acordes, a análise acima apresentada nem sempre reflecte da forma mais adequada todas as características intervalares de alguns acordes mais complexos, com especial enfase para os acordes com quinta diminuta ou aumentada.

[2] Este grupo é idêntico em ambos os enunciados desta prova, sendo as respostas correctas às perguntas efectuadas, as seguintes:
  1. A secção referida é a exposição da fuga.
  2. A secção referida é a primeira reexposição da fuga.
  3. A secção referida é o primeiro episódio da fuga.
  4. As tonalidades referidas são as seguintes: (a) Sol m; (b) Dó m; (c) Mib M; e (d) Fá m.
  5. Trata-se de uma fuga para órgão de Johann Pachelbel.

[3] Quanto ao terceiro grupo constituído por um total de vinte e duas questões objectivas (i.e., de resposta múltipla), temos a seguinte solução:

  1. (b)
  2. (d)
  3. (c)
  4. (a)
  5. (d)
  6. (b)
  7. (d)
  8. (d)
  9. (a)
  10. (b)
  11. (a)
  12. (d)
  13. (d)
  14. (b)
  15. (a)
  16. (c)
  17. (c)
  18. (c)
  19. (c)
  20. (b)
  21. (b)
  22. (a)
  1. (c)
  2. (a)
  3. (d)
  4. (c)
  5. (d)
  6. (a)
  7. (d)
  8. (d)
  9. (a)
  10. (c)
  11. (a)
  12. (d)
  13. (d)
  14. (b)
  15. (a)
  16. (c)
  17. (c)
  18. (c)
  19. (c)
  20. (b)
  21. (b)
  22. (a)