O primeiro andamento da Sinfonia n.º 104 de Joseph Haydn (Londres, 1795) é composto numa tradicional forma sonata (allegro) precedida de uma introdução (adagio), a qual não faz parte da primeira. Enquanto o allegro se encontra em Ré maior, o adagio que o antecede está em Ré menor, sendo este construído numa forma ternária (ABA), nas tonalidades de Ré menor, Fá Maior, e Ré menor.
Apesar da sua qualidade não ser a melhor, o video a seguir apresentado mostra a execução deste primeiro andamento desta sinfonia:
A estrutura macro-formal deste andamento divide-se da seguinte forma (as secções encontram-se referenciadas por compasso):
1 a 16 Introdução
17 a 124 Exposição
124 a 192 Desenvolvimento
193 a 294 Reexposição
Quanto à constituição de cada uma destas macro-secções, temos:
[a] Exposição
17 a 32 T1 a [Ré maior]
32 a 39 T1 b
40 a 64 Ponte
65 a 80 T2 a [Lá Maior]
80 a 99 T2 c
99 a 112 T2 d
112 a 123 Coda
[b] Desenvolvimento
124 a 146 T1 a (ou T2 a)
146 a 155 T2 d
156 a 192 T1 a (ou T2 a)
[c] Reexposição
193 a 208 T1 a [Ré maior]
208 a 215 T1 b
216 a 247 Ponte
247 a 257 T2 a [Ré maior]
257 a 266 T2 c
266 a 277 T2 d
277 a 294 Coda
Apontamentos diversos:
- Como é comum em algumas formas sonata da segunda metade do Século XVIII, o segundo tema (T2) é em parte constituído por material idêntico ao primeiro tema (T1), à excepção do contraste tonal que, numa tonalidade maior, é efectuado entre a tónica e a dominante na exposição da referida forma. Na reexposição este contraste de tonalidade é inexistente, vindo ambos os temas na mesma tonalidade, i.e., na tónica. Assim, a primeira de duas frases do primeiro tema (T1), bem como a primeira de três frases do segundo tema (T2), são na realidade constituídas pelo mesmo material musical. Na verdade, neste período da história da música erudita ocidental, mais importante do que o contraste entre dois materiais de carácter distinto, é a existência de um claro contraste entre duas diferentes áreas tonais, uma na tónica e outra na dominante, ou relativo maior da tónica, consoante a tonalidade principal do andamento seja, respectivamente, em modo maior ou em modo menor.
- No final da ponte, na reexposição, ainda antes da entrada do segundo tema (T2), parece existir uma breve interrupção desta secção com um breve retorno ao desenvolvimento. Tal prática é comum em Haydn que, neste e em alguns outros aspectos, apresenta alguma regular inregularidade na concepção das suas formas sonata onde, na reexposição, por vezes a interrompe a mesma de uma forma semelhante ao que aqui acontece.